Doentes mentais são torturados em Águas Lindas

Anônimo | 19:26:00 | 12 comentários


Maus tratos como fome, espancamento, abandono, humilhação e medo, seguidos da falta de remédios, camas, agasalhos, assistência médica, acompanhamento profissional e ainda pagando caro por isso. Gritos de agonia, pedidos de socorro e piedade.


As imagens falam por si, mas não poderíamos deixar de relatar os fatos que apuramos nessa aterrorizante reportagem investigativa. Mesmo  o pouco recurso técnico que tínhamos em mãos, foi suficiente para registrar toda essa falta de humanidade e exploração financeira de doentes mentais. É difícil acreditar que tamanha atrocidade não tenha sido detectada pelos órgãos municipais, que fiscalizam o funcionamento de toda e qualquer atividade econômica dentro de Águas Lindas de Goiás, mesmo porque, recebemos a informação, que recentemente o Serviço Social, levou um doente para este local, como também, internos já foram removidos pelo SAMU em estado grave.




Não bastasse o sofrimento dessas pessoas acometidas por doenças mentais, elas ainda são sujeitadas a aceitar tais coisas como se estivessem sendo “ajudadas”, mesmo pagando pelos serviços de assistência nunca prestados. A ausência do poder público é flagrante, conotando total omissão do município em fiscalizar essas intituladas “CASAS DE REPOUSO”, que se quer colocam placas em suas fachadas, mas que já foram por várias vezes denunciadas, mas nunca ninguém foi lá. Se fosse um caso isolado, escondido no meio do mato, até entenderíamos, mas, são várias casas situadas até mesmo em setores nobres de Águas Lindas de Goiás, que são administradas pela mesma pessoa, conhecida apenas como “doutor Davi”. 

Alguns dos internos falam claramente que ali não tem comida nem remédios. Registramos um deles em crise nervosa por falta de medicamentos. Outro amarrado em uma cadeira de rodas. Também ficou registrado a famigerada hora do lanche em que serviram pipoca nas mãos deles, e sem ao menos um copinho de suco, “só pipoca”, é isso. Quando foram perguntados sobre pagamento da internação, alguns disseram que seus cartões bancários ficam em poder do “doutor Davi”. Até a água para beber é servida em uma garrafa plástica com um caneco amarrado em um cordão e utilizado por todos os internos. Mesmo sendo dependentes de assistência permanente, os internos passam a maior parte do tempo sozinhos, inclusive à noite. Não existe nenhum tipo de passa tempo e eles ficam deitados na grama, na terra ou dentro das ruínas de uma casa que também é usada para urinar e defecar, pois o único banheiro existente é uma “imundice”, que não tem porta, chuveiro e é insuficiente para o uso de todos os internos. Higiene é um item inexistente tanto fora quanto dentro da casa, onde eles dormem amontoados nas poucas camas e até no chão.

A vizinhança, diz que a gritaria durante a noite chega a assustar, e alguns internos sempre reclamam de agressões e ameaças feitas por quem deveria cuidar deles.

Não chegamos a apurar, mas, recebemos denúncia de um possível esquema montado no Hospital São Vicente (HPAP), para contato com as famílias interessadas em internar seus parentes.    

O jornalismo da TV CMN agiu com responsabilidade procurando a justiça, a polícia e agora esperamos que a punição não seja somente para a mulher que foi presa, mas também para o poderoso e influente (Doutor Davi), dono da casa dos horrores, que afirmou ter parceria com a secretária de saúde do DF de onde trás a maioria dos doentes.

Texto: Carlos Leal
Fotos: TV CMN



Categoria: ,

Espalhe por aí

12 comentários

  1. Dani says:

    Ainda pagam por uma vida dessa, que nem cachorro quer.Aonde estão as pessoas responsáveis por fiscalizar esse tipo de local? revoltante.

  2. Unknown says:

    já chega de tamanha maldade, forma os piores 15 minutos que já assisti, já basta o tamanho sofrimento da pessoa, passando por isso, cadê a prefeitura? esta casa esta em território do município, já era esta fechada, já chega de tanta impunidade, e policia, também é seu trabalho, é de todos nós, a mídia de águas lindas já fez a sua parte, agora é nossa, já chega de tamanha impunidade.

  3. Anônimo says:

    e issa nao é de hj, isso rola a mais de 8 anos, a casa fica ali no setor 08, tive a infeliz oportunidade de ver isso de perto e é realmente um horror esses pobres ai largados sem quaaquer tipo de assisntência me lebro uma época que o DF Tv esteve la para relatar a situação na época o Dr. Davi não estava mas se me lembro bem ele chegou a ser preso por isso e não sei como ainda continua fazendo o mesmo, kd as autoridades que não veêm isso?

  4. Anônimo says:

    Meu Deus a cada dia que passa fico mas horrorizada com a maldade que o ser humano e capaz de cometer, esses pobres doentes abandonados pela propria familia e sendo tratados com tanta crueldade! Como pode o município, o estado e o país fechar os olhos para uma situação dessas!

  5. Cléo says:

    Isso só mostra a incompetência das autoridades que permitem esse tipo de coisa a tanto tempo. Só falta depois dele ser preso, logo ser solto e voltar a fazer a mesma coisa. Pessoas que torturam gente tão indefesa tem muito pecado pra pagar.

  6. Anônimo says:

    Nossa meu Deus ajude todos essas pessaos nao pq elas tem seus problemas que tem qe ser tratadas como bichos eles sao seres humanos o que mim da mas raiva e dos familiares sao mais loucos aindas de larga eles nessa casa de monstros porque quem trabalha la nao deve ser chamados de cuidadores eles estao muito longe disso .

  7. rquel carla says:

    Deus eles sao pessoas nao e por que ele tem problemas que tevem ser tratados como bichos se eu podesse eu pegava todos eles pra mim cuidar na minha casa por que eles precisar de carinhor atençao e muito amor e pessoas especializadas para cuidade deles nao de pessoas intereçadas no dinheiro esses cuidadores sao uns maldidos!

  8. Anônimo says:

    Gente,essa historia é tão antiga,anos e anos,esse tal de Doutor Davi,pelo q sei ele é um ex Padre,antigo em Águas Lindas,comentam q ele sempre foge qdo chegam pra ser notificado.Infelizmente essa pessoas estão a mercê dele,ja passou da ora do MP tomar providências urgente!Afinal la são seres humanos,precisam de cuidados especiais e de carinho tambem.

  9. Anônimo says:

    Todos somos responsaveis, principalmente quem viu o ocorrido e não fez nada, cometeu o crime de omissão. DENÚNCIE, PRAS ISSO TEM O DISK 100, O MINISTÉRIO PÚBLICO, AS DELEGACIAS DE POLICIA. e acima de tudo tem a declaração universal dos direitos humanos e a constituição federal.

  10. Anônimo says:

    Essa situação ja acontece a muitos anos, e tds sao cientes, porém nda fazem, essa instituição era pra ser a melhor de águas lindas ja q recebe muita doação em dinheiro e alimentos, mais pra justiça o q vale é a documentação esta em dias e correta, e é o que o Davi mais preza, portanto a instituição pode ate fechar mais daqui seis meses estara aberta .

  11. Ronaldo says:

    Tive o desprazer de conhecer esse senhor proprietário das casas. É uma pessoa que se passa de bonzinho, para extorquir a família dos doentes. Que convenhamos também, agora ficam perplexas com o vídeo. Agora pergunto, porque não foram visitar seus entes? Porque não procurou saber sobre o dia a dia da casa?

  12. Maísa says:

    Misericórdia, essa Mulher qe estava batendo nesse Senhor de Porrete, deixar ele nú...Só Jesus Pra Cobrar dessa Mulher qe não tem respeito pelas as pessoas, ela pensa qe o futuro e a velhice dela vai ser Boa, tenho dó dessa criatura ...Tudo qe faz aqui nessa terra, um dia Deus cobra e cobra caro!Deus é amor , mas tbm é Fogo Consumidor!